Batata-doce ao murro

1

Ingredientes

Batata-doce ao murro

  • 3 batatas-doces rosadas
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • Meia colher de chá de sal
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

+ Veja também a receita no Panelinha

Modo de Preparo

Batata-doce ao murro

  1. 1Preaqueça o forno a 220 graus Celsius.
  2. 2Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Retire as pontas e corte as batatas, no sentido da largura, em rodelas de cerca de 4 centímetros. Caso as batatas estejam muito grossas, corte em rodelas de 3 centímetros.
  3. 3Transfira as batatas para uma panela, cubra com água, adicione meia colher de chá de sal e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos — as batatas devem estar bem macias, mas sem se desmanchar. Espete com um garfo para verificar o ponto.
  4. 4Passe as batatas por um escorredor e deixe escorrer bem a água –– quanto mais sequinhas estiverem, mais douradas e crocantes ficarão ao assar.
  5. 5Regue uma assadeira grande, de preferência antiaderente, com 1 colher de sopa de azeite. Transfira as batatas para a assadeira, uma ao lado da outra e, com o lado da casca para cima. Com um amassador de batata, esmague delicadamente os pedaços na própria assadeira — dessa forma, as batatas ao murro ficam com parte da casca e da polpa para cima.
  6. 6Regue as batatas com o azeite restante e tempere com sal e pimenta moídos na hora — o sal moído na hora, além de temperar, dá uma textura crocante à receita. Se preferir, utilize sal refinado.
  7. 7Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até que as batatas fiquem douradas por fora e macias no centro — na metade do tempo, vire com uma espátula para dourar por igual. Sirva a seguir.

Fonte: receitas.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Receitas Deliciosas © Copyright 2020. All rights reserved.
Close