Frango Filipino
Diz quem sabe que este é um prato das Filipinas. Por nós, pode bem ser de qualquer lado, mas uma coisa podemos afirmar: é muito saboroso! Com ingredientes simples e banais (o mais “anormal” numa despensa portuguesa é mesmo o molho de soja) faz-se um prato relativamente rápido e muito fácil e saboroso, de tal forma que, se temos o azar de tocar com os dedos naquele molhinho, corremos o risco de os morder…
O tempo que o molho fica ao lume a apurar faz despertar uma série de aromas na mistura do vinagre, alho e molho de soja, que se impregna no frango e o deixa tenro e nada seco.
Os grãos de pimenta, inteiros e ligeiramente amolecidos pela cozedura, emprestam a cada garfada uma textura diferente e uma explosão de sabor na boca que é refrescada com a cebolinha verde que se coloca no prato. Para acompanhar, fizemos uma couve-flor salteada que estava uma delícia e que daqui a uns dias vos mostramos como fizemos. Experimentem e duvidamos que se arrependam!
1 frango aos pedaços com +/- 1 kg (ou só as pernas, ou peitos, …)
Sal, pimenta preta moída e alho em pó qb
azeite qb
125 ml água
100 ml vinagre de sidra ou vinho branco
100 ml molho de soja
2 colheres chá de grãos de pimenta preta (inteiros)
3 folhas de louro
5 dentes de alho fatiados finamente
1 cebolinha verde (opcional)
Comece por temperar os pedaços de frango com sal, pimenta preta e alho em pó. Certifique-se que todos os bocadinhos ficam envolvidos na pimenta e no alho em pó.
Numa frigideira com o fundo de azeite bem quente, coloque os pedaços de frango e deixe cozinhar em lume médio até ficarem dourados (mais ou menos uns 2 ou 3 minutos). Vire-os e deixe mais 2 ou 3 minutos.
Retire o frango e reserve à parte.
Deite agora na frigideira todos os outros ingredientes, excepto a cebolinha verde. Quando levantar fervura, junte os pedaços de frango e deixe cozinhar em lume brando cerca de 30 minutos. Vá acompanhando para se certificar que não fica sem o molho. Se secar, pode acrescentar um pouco de água a ferver com sal.
Ao fim dessa meia hora/quarenta minutos, o frango até se vai desfazer na boca! Ao servir, se quiser, junte a cebolinha verde cortadinha para um aroma extra.
nota: é nesta altura que uma bela fatia de pão caseiro dá sempre jeito para raspar o fundo da frigideira!
Fonte: http://bit.ly/1M3VpSa