Receita de Leite creme português

1

Você provavelmente já ouviu falar em crème brûllée, aquela sobremesa cremosa francesa com crosta de açúcar queimado. Em Portugal existe uma bem semelhante chamada leite creme que, ao contrário da receita francesa, é preparada no fogo direto e leva leite em vez de creme de leite. A receita de leite creme português é, por isso, uma opção mais prática e menos calória que seu “primo” francês. Quer provar? Confira abaixo todos os detalhes!

Ingredientes para fazer Leite creme português:

  •  500 mililitros de leite
  •  ½ xícara de açúcar (80 gramas)
  •  3 unidades de gema de ovo
  •  1½ colheres de sopa de farinha de trigo ou maisena
  •  1 pau de canela
  •  1 unidade de raspa de limão (opcional)
  •  açúcar cristal ou demerara

Como fazer Leite creme português:1

O primeiro passo desta deliciosa receita de leite creme é levar ao fogo uma panela com o leite, o pau de canela e, se quiser, a raspa de limão também. Deixe ferver por 1-2 minutos, para apurar o sabor, e desligue o fogo.

Dica: Aconselhamos você a usar leite integral pois a sobremesa ficará mais saborosa e cremosa.

Num recipiente à parte bata o açúcar com as gemas. Acrescente a farinha peneirada e misture bem, até eliminar os grumos. Enquanto bate adicione cerca de 1/3 do leite em um fiozinho fino, para não talhar as gemas.

Adicione essa mistura à panela com o leite restante e leve de novo ao fogo, mexendo até engrossar e ficar cremosinho. Desligue o fogo, retire a canela e o limão e distribua o creme por tigelas individuais ou ramequins.


Deixe o leite creme português esfriar até ficar morno ou frio mesmo. No momento de servir polvilhe açúcar cristal ou demerara e queime com um maçarico ou ferro próprio. Assim essa sobremesa ficará com uma crosta de caramelo crocante e deliciosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Receitas Deliciosas © Copyright 2020. All rights reserved.
Close