Bolinho de chuva sem ovos e sem leite (bolinho de chuva vegan)

10

Cozinhar com amor faz toda a diferença. Muitas vezes, apostar nos sabores mais simples pode render ótimos momentos. Acreditamos muito nessa ideia, por isso, hoje trouxemos uma receita super simples que acabamos de fazer nessa tarde fria: bolinho de chuva sem ovos e sem leite (ou, como também podemos chamar, bolinho de chuva vegano).

Por conta da pandemia que estamos enfrentando, não temos ido com tanta frequência ao mercado. Então, algumas coisas acabam mais rápido e, quando nos damos conta, ainda não fizemos a reposição. Aconteceu isso hoje, com os ovos e o leite, por isso inventamos essa receita de bolinho de chuva sem ovos e sem leite.

Bolinho de chuva sem ovos e sem leite dá certo?

Não é a primeira vez que fazemos bolinho de chuva sem ovos e sem leite. Essa receita que inventamos hoje, que também funciona como um bolinho de chuva vegano porque não tem nenhum ingrediente de origem animal, é simples de fazer e dá muito certo!

No entanto, é importante ressaltar que a textura da massa e do bolinho frito ficam um pouco diferentes do bolinho de chuva original, já que dois ingredientes são removidos da preparação.

Esse bolinho tem a massa um pouco mais pesada, mais firme, mas não quer dizer que fica indigesto. Pelo contrário, se você fritar do jeito certo, fica tão macio e agradável quanto o original.

Nós costumamos fazer as bolinhas bem pequenas, pois não gostamos que fique aquele aspecto cru por dentro. Mesmo assim, repito: se você fritar do jeito certo, não tem como ficar cru.

Além disso, nessa receita, para dar uma camada extra de sabor, acrescentamos um pouco de canela e chocolate em pó. Por isso os bolinhos ficaram mais escuros, como você pode ver nas fotos, mas não estão queimados.

Pronto para a receita? Tome nota!

Receita de bolinho de chuva sem ovos e sem leite, ou bolinho de chuva vegano, com chocolate e canela

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara e 1/2 de açúcar refinado;
  • 1 colher de café de canela;
  • 5 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 xícara de água.

Se você prefere um gosto mais acentuado de canela, pode colocar 1 colher de chá ao invés de uma colher de café.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, em uma vasilha bem seca, misture todos os ingredientes secos, ou seja, a farinha de trigo, o açúcar refinado, a canela e o chocolate em pó, mas deixe o fermento em pó para colocar depois;
  2. Em seguida, acrescente a água e misture com uma colher até ficar homogêneo;
  3. Por fim, acrescente o fermento em pó e mexa mais um pouco. A massa vai ficar consistente, não muito dura e nem muito mole.

Fritando os bolinhos

É na hora de fritar que você precisa ter atenção: os bolinhos precisam ser fritos em imersão, sempre em fogo baixo, para que não fiquem crus por dentro. Veja o jeito certo de fazer:

  1. Em primeiro lugar, pegue uma frigideira alta e coloque óleo suficiente para cobrir os bolinhos;
  2. Em fogo alto, aqueça bastante o óleo;
  3. Pegue apenas um pinguinho da massa e jogue na frigideira para testar a temperatura: se fritar imediatamente, já está bem quente;
  4. Então, coloque o fogo no mínimo e, com a ajuda de duas colheres, vá pegando a massa e jogando no óleo quente, tentando formar bolinhas uniformes (mas não tem problema se ficarem polvos ou monstrinhos, afinal, quem nunca fez um bolinho de chuva esquisito?);
  5. Quando estiverem dourados, retire com a ajuda de uma escumadeira;
  6. Repita o procedimento até acabar a massa e está pronto seu bolinho de chuva vegano!

Na hora de servir, não se esqueça de polvilhar açúcar e canela.

Na foto abaixo, você consegue ver como fica por dentro. Não fica nada cru e é bem macio!

Existe alguém no mundo que não gosta de bolinho de chuva?

Se existe, eu desconheço! Quem diz que não gosta de bolinho de chuva é porque nunca provou.

Aliás, uma observação interessante: bolinho de chuva nunca sobra! Quando a massa açucarada começa a pingar no óleo quente, quem estiver por perto já vem cheio de más intenções: “Oba, é bolinho de chuva?”

E aí a gente vai repetindo, repetindo, repetindo, até não sobrar nenhuma bolinha para contar história.

Por falar em história, afinal, qual é a história do bolinho de chuva?

História do bolinho de chuva

No final do século XVIII, no Brasil, o trigo geralmente era caro, inclusive, vinha de Portugal com o nome curioso de “farinha do reino”. Então, para o preparo de receitas, o cará e a mandioca eram muito utilizados. Tudo indica, portanto, que nessa época ainda não existia bolinho de chuva, pelo menos não como é conhecido atualmente.

Em meados do século XIX, o trigo começou a se popularizar em nosso país. Nessa época, então, teria surgido o bolinho de chuva como conhecemos.

Algo interessante a se notar é a semelhança da massa original do bolinho de chuva com a massa de sonho, tradicional da culinária portuguesa.

Quem conta tudo isso é Luís da Câmara Cascudo, historiador, antropólogo e jornalista brasileiro, em sua obra História da Alimentação no Brasil.

No livro, Câmara Cascudo também diz que os sonhos ficavam em bandejas, cercados por açúcar e canela, com a diferença de possuírem recheio (em comparação ao bolinho de chuva). Aliás, os quitutes teriam saído das mãos de escravas, sendo chamados, inclusive, de “bolinhos de negra”.

Com o passar do tempo, o bolinho de chuva se popularizou e ganhou uma série de variações, como o bolinho de chuva sem ovos e sem leite que ensinamos hoje.

Ficou curioso para conhecer a receita tradicional do bolinho de chuva? Tome nota!

Receita de bolinho de chuva tradicional

Em geral, a proporção da receita original é a seguinte:

  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 2 xícaras de leite;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de chá de fermento em pó.

O modo de preparo é o mesmo. Primeiro, misture os ingredientes secos (farinho de trigo e açúcar). Depois, acrescente os ingredientes molhados (ovo e leite) e mexa. Por fim, acrescente o fermento e misture mais um pouco.

Para fritar, o procedimento é igual ao que mostramos em nossa versão.

Considerações finais

Sim, é possível fazer bolinho de chuva sem ovos e sem leite. A receita fica tão gostosa quanto a tradicional, mudando apenas um pouco em termos de textura. Se quiser cortar a receita desse bolinho de chuva vegano pela metade ou então dobrar, não tem problema. Apenas fique atento para não errar nas proporções dos ingredientes para que a massa não desande. E, claro, se você fizer essa receita, deixe seu comentário abaixo contando para nós se ficou boa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Receitas Deliciosas © Copyright 2020. All rights reserved.
Close