Empadas de galinha

2

Ingredientes para 12 unidades

Massa

– 500 g de farinha
– 1 ovo batido

Recheio

– 1 galinha* pequena cortada em pedaços
– 1/2 chouriço de carne
– 100 g de bacon
– 1 cebola descascada
– 2 dentes de alho descascados
– 1 raminho de salsa
– 4 dl de água
– 1 dl de vinho branco
– sal & pimenta
– 2 cravinhos
– 1 colher (sopa) de azeite
– 1 dl de vinagre
– margarina
– 1 ovo batido

* ou 1 frango do campo

Preparação

Colocar os pedaços de galinha numa panela, juntamente com o chouriço, o bacon, a cebola inteira, os dentes de alho e a salsa. Cobrir com a água e o vinho branco. Temperar com o azeite, o vinagre, os cravinhos, sal e pimenta.

Levar a cozer por 50-60 minutos (ou menos, se for numa panela de pressão). Escorrer, reservando o caldo. Reservar os sólidos e filtrar o caldo.

Preparar a massa : amassar a farinha com o ovo batido. Juntar pequenas quantidades de caldo, aos poucos, sem parar de amassar, até obter uma massa lisa e elástica. Fazer uma bola com a massa e deixar repousar por 20 minutos.

Remover os ossos e a pele da galinha. Desfiar a carne e reservar. Remover a pele do chouriço e cortá-lo em pedaços. Picar os pedaços de chouriço juntamente com o bacon, a cebola, os dentes de alho e a salsa. Misturar o preparado com a galinha desfiada e reservar.

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Com o auxílio de um rolo, estender a massa na bancada polvilhada com farinha. Recortar 12 discos médios e 12 discos mais pequenos na massa. Forrar forminhas untadas com margarina com os discos maiores.

Rechear com o preparado anterior e cobrir com os discos mais pequenos, pressionando bem com a ponta dos dedos para soldar as empadas. Confeccionar trancinhas com as aparas de massa para decorar as empadas. Pincelar a superfície com ovo batido e levar a cozer no forno por 40 minutos, a 190ºC.

Fonte: https://elvirabistrot.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Receitas Deliciosas © Copyright 2020. All rights reserved.
Close